segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Os Símbolos e Seus Signifiados

Não sei se vocês já perceberam, mas de um tempo para cá a nova "moda" são as camisetas com símbolos "estranhos" nelas. Não vemos só em camisetas, estão representados em acessórios, tatuagens ou até mesmo vídeo clipes musicais também. Hoje venho falar um pouco sobre o que significam esses símbolos, já que é muito importante saber o que você está usando ou vendo né rs. 


Bom, primeiramente a maioria dos símbolos que eu vou mostrar aqui tem origem ou Egípcia ou Celta ou Católica. Quando eu fui fazer a pesquisa para esse post achei umas coisas muuuito legais sobre as culturas nos quais esses símbolos estão envolvidos e provavelmente irei fazer um post um dia sobre isso haha. Enfim, os símbolos. 


1- Triângulo: o triângulo significa, acima de tudo, a relação entre o Homem, Deus e os Cosmos, no meio intelectual e espiritual. Já especialmente o triângulo equilátero faz referência a estabilidade, já que mesmo posto "ao contrario" ele continuaria o mesmo. Segundo os chineses, ele significa o numero três e que esse símbolo seria o de totalidade ou finalidade. 

2- Olho de Hórus: na mitologia egípcia, o Olho de Hórus significa proteção e poder, fazendo relação a divindade de Hórus ou Rá, como é conhecido. Alguns acreditam também que esse amuleto pode ajudar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. 

3- Cruz Invertida: ao contrário do que muitos pensam, a cruz invertida está relacionado a Igreja Católica e não ao anti-Cristo. Segundo a lenda, São Pedro (um dos apóstolos de Jesus) se recusou a ser crucificado do mesmo jeito que Cristo (de cabeça em pé) e por isso foi crucificado de ponta cabeça. Tal simbolo é usado até hoje na Igreja Católica e significa a humildade diante de Cristo. Mesmo historicamente não estando relacionada a culturas satânicas, muitas seitas se utilizam desse simbolo para demostrar a anti-religiosidade. 

4- Cruz Ansata: este significa a vida. Também conhecida como o simbolo da eternidade, na cultura egípcia ela era usada para a iniciação da vida pós-morte. Porém, popularmente ela é associada ao vampirismo e a cultura gótica. 

5- Olho da Providência: também conhecido como o Olho Que Tudo Vê, é outro simbolo relacionado a Igreja Católica. Acredita-se que os Iluminatis a utilizavam para representar a presença de Deus em sua vida, Ele observando a humanidade. Já o triângulo, que normalmente o envolve, pode ser interpretado como a estabilidade na Fé ou em Deus.

6- Cruz Celta: como o nome já diz, esse símbolo vem da cultura Celta. Essa cruz originalmente é o feminino e o masculino, respectivamente, o circulo e a cruz. Essa imagem representa a união e está associada a fertilidade também. Durante a época pré-cristã, ela foi utilizada para representar também as quatro estações e depois de um tempo, a Igreja Católica a adotou relacionando-a com o Céu e a Terra. 

7- Triquetra: esse símbolo é usado em muitas culturas, tais como no cristianismo, na bruxaria, na magia e na cultura Wicca. Ele representa as três fases da Criadora do Universo (ou Grande Mãe) que seriam a Virgem, a Mãe e a Anciã. Além disso, pode ser interpretada também como as estações do ano, que antigamente eram apenas primavera, verão e inverno.

8- Pentagrama: o Pentagrama originalmente era o símbolo da deusa romana Vênus e pode-se representar a natureza como um todo. Tal foi/é usado bastante em cultos pagãos exatamente por isso, ele representa os quatro elementos (fogo, ar, terra e água). Além disso, ele pode ser interpretado como o infinito também, já que dentro dele pode-se fazer outro pentagrama menor e assim por diante. 

CURIOSIDADES: vocês sabiam que os cristais (que estão na moda em forma de colares e anéis) e as coroas de flores (que eu sou fã rs) são vestígios da cultura Wicca? Para quem não sabe, a cultura Wicca é uma religião neopagã que acredita na existência do sobrenatural (como magia). Por muito tempo os praticantes dessa religião foram considerados bruxos e há quem afirme que é a religião mais antiga do mundo. Bem, eu ainda estou "aprendendo" sobre esse assunto haha, então não posso afirmar e nem dar mais detalhes. Mas para quem estiver mais interessado, assim como eu, é só jogar no Google "cultura Wicca" que vai aparecer mil e uma páginas sobre o assunto. Vou até ver se eu compro um livro só sobre interpretação de símbolos e se for bom eu mostro aqui para vocês haha, me interessei muito por esse assunto.

E ai gente, gostaram? É muito importante saber o que vocês está usando né rs. Vou mostrar algumas blusas que eu tenho no meu guarda-roupa que tem essa pegada mais "mistica". 







Bom gente, é isso. Me mandem o que acharam lá pro Ask! Um beijo, Agatha.

2 comentários: